12AFA9FB-3A34-44E5-94D1-44CD8013B815.jpeg

GRUPO DE ESTUDOS

Acontecem na sede do CEJAA

Rua Dois de Dezembro, 38 sala 107 - Flamengo - Rio de Janeiro

ou  on-line pela plataforma ZOOM 

Sempre duas quintas-feiras, por mês 

Horário:19h às 21h 

Grupo Memórias

coordenação Andréa Alencar

Livros do 2º semestre de 2022

Screenshot_1.png
Screenshot_2.png

O Grupo de Estudos Memórias, para o segundo semestre de 2022 discutirá e analisará a leitura, em paralelo, desses dois livros. Nossa proposta é sempre ler um livro de Carl Gustav Jung e de um outro autor que possa enriquecer a discussão, que será sobre o processo de individuação

Literatura, cinema e terapia.

Por que algumas histórias nos tocam mais que outras? Por que algumas histórias persistem ao longo das eras? Por que nos encantamos ao ouvir histórias? Por que um poema nos emociona? 

objetivo do trabalho - Apresentar as possibilidades de expansão da Consciência, quando em contato com os trazidos do inconsciente, através da leitura literária e do cinema. 

"É que as representações míticas, com seu simbolismo característico, atingem as profundezas da alma humana, os subterrâneos da história, aonde a razão, a vontade e a boa intenção nunca chegam. Isso porque elas também provêm daquelas profundezas e falam uma linguagem, que, na verdade, a razão contemporânea nao entende, mas mobilizam e põem a vibrar no íntimo do homem. A regressão que poderia assustar-nos à primeira vista é, portanto, muito mais um "reculer pour mieux sauter", um concentrar e integrar forças, que no decorrer da evolução vão constituir uma nova ordem.“

C.G. Jung

VAGAS ESGOTADAS, garanta sua vaga para 2023, faça sua pré-inscrição abaixo

CLUBE DE LEITURA PSIQUE

psique_edited.jpg

É conhecido o dizer da psiquiatra Nise da Silveira sobre a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza humana lendo Machado de Assis do que livros de psicologia. A literatura teve papel fundamental em suas reflexões e em seu trabalho terapêutico, bem como nas obras de Freud e Jung. Literatura e psicologia se encontram nas buscas pelo desvendamento das complexidades da alma, das relações dos seres humanos com a natureza e também das conexões entre psique e contextos histórico-culturais diversos.  

Derrida denominava a literatura como uma “estranha instituição”, na qual quase tudo seria possível. Podemos dizer então que, além de forma de conhecimento, a literatura é meio para ampliação de horizontes imaginativos, invenção de mundos, exercício de criatividade, embarque em aventuras, inclusive a aventura do autoconhecimento. Nesta, podemos compreender a literatura como alimento para a expressão simbólica do inconsciente, permitindo aproximações significativas da consciência com sua complexa e tortuosa linguagem.  

Com o objetivo de debater a psicologia analítica, suas potencialidades para a compreensão do mundo e dos sujeitos históricos, por meio de um diálogo com a literatura, o CEJAA inaugura o Clube de Leitura PSIQUE. Teremos um encontro mensal, com um curador ou curadora por mês, que estimulará um debate acerca de uma obra literária previamente selecionada, conectando-a com o amplo universo dos conceitos e insights da obra de Jung e de analistas junguianes. Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 20h às 21h30, de acordo com o calendário abaixo: 

Calendário II semestre

30/08: O sol e o peixe

Virginia Woolf 

curadora: Analista Andrea Alencar

 

27/09: Venha ver o pôr do sol

Lygia Fagundes Telles

Curadora: Dra. Adriana Facina

25/10:  Água viva

Clarice Lispector

Curadora: Dra. Adriana Facina

29/11: O Matador

Patrícia Melo

Curadora: Andréa Alencar

Faça sua inscrição

Obrigado(a)!