
FORMAÇÃO DE ANALISTAS
Para quem é a formação e como surgiu?
O CEJAA – Centro de estudos Junguianos Analistas Associados foi fundado no ano de 2018 por Andréa Alencar, Analista e estudiosa da teoria de Carl Gustav Jung, principalmente, mas também de Freud, Lacan, Winnicot, Freire, Von Franz, Spielrein, Nise, dentre outros autores e estudiosos do humano. O CEJAA surge, portanto, do desejo de continuar a estudar e de compartilhar esses estudos buscando, assim, tornar a prática do ofício de Analista mais responsável e segura.
Com essa ideia, Andréa Alencar convida amigos para lerem juntos o livro Memórias, sonhos e reflexões, uma autobiografia de Jung, organizada por Aniela Jaffé. Este grupo se consolida e amplia, nestes últimos quatro anos, os estudos e, a partir disso, nasce a Clínica CEJAA que disponibiliza atendimentos por valores mais acessíveis, assim como, algumas vagas para Clínica Social, totalmente gratuita. Dessas iniciativas surgem, cada vez mais, interessados em participar dos nossos estudos e é dessa demanda que nasce a Formação de Analista Associado do CEJAA.
Já como Analistas Associados, entendemos que precisávamos oferecer a mais pessoas a possibilidade de fazer parte dessa formação. Entendíamos que muitos que queriam e querem continuar a formação não conseguem, devido aos altos custos das formações no Brasil e também de exigências que vão contra a própria filosofia junguiana sobre quem pode ser um Analista e como deve ser a formação. Assim nasce o CEJAA, do desejo de possibilitar a Formação de Analista a um número cada vez maior de pessoas que estejam dispostas a estudar, a ampliar o seu conhecimento e depois compartilhá-lo.
Quem pode fazer a formação? Qualquer estudante que tenha feito, no mínimo, uma pós-graduação em Psicologia Analítica, de qualquer instituição de ensino, desde que reconhecida pelo MEC. A Formação não exige do candidato que seja médico ou psicólogo, assim como não o exigiu Jung.
Objetivos:
Proporcionar um ambiente de estudos que possibilite a Formação de Analistas que atendam aos principais fundamentos da Psicologia Analítica, mas que não fiquem presos apenas à teoria, que possam ampliar o olhar para a atualidade e assim entender que a prática exige estudo constante. Para tanto, a Formação se propõe a relacionar a teoria junguiana com outras Disciplinas como a Psicanálise, a Antropologia, a História, a Filosofia, a Literatura etc. Tudo o que tratar do humano deverá servir como fonte de estudos para a formação, assim como a prática do ofício de Analista.
Diferenciais:
Os diferenciais desta formação são principalmente a relação custo e qualidade e a possibilidade de aperfeiçoamento contínuo. Além disso, o que é proposto pelo CEJAA é um trabalho de pesquisa, constante, isso por si só já é um grande diferencial. Portanto, nos propomos a enriquecer o nosso entorno com o resultado de pesquisas, orientadas por professores experientes e interessados em dar continuidade ao estudo da psique humana.
Sendo assim, o Analista em Formação poderá, em até dois anos, dependendo do seu ritmo de estudos, ter concluído sua formação e passar a integrar o grupo de Analistas do CEJAA, se propondo, portanto, a estar em contínuo processo de terapia, supervisão e estudo.
Clique aqui para abrir o PDF das "Normas para formação."
Nossas linhas de pesquisa
Diálogos entre a Literatura, Cinema, Filosofia e a Psicologia Analítica
Professoras responsáveis: Andréa Alencar, Cristina Siaines e Elizabeth Timbó
Literatura
Os mitos clássicos e as suas representações no mundo contemporâneo
complexos, adoecimentos etc.
as representações:
do “mal”;
de gênero;
da sexualidade;
de raça... na Literatura
Filosofia
O pensamento junguiano e a filosofia de Schopenhauer e Nietzsche
Diálogos entre a Psicologia Analítica e o Feminismo
Professora responsável: Cris Vianna Amaral
Teoria Queer;
os Estudos de Gênero
sexualidade e identidade;
Os conceitos de Anima e Animus no século XXI;
A produção intelectual, política e cultural das mulheres analistas;
Os adoecimentos causados pelo patriarcado
Complexos Culturais e o adoecimento psíquico
Professoras responsáveis: Adriana Facina e Andréa Alencar
O estudo do sujeito contemporâneo e as questões de gênero, raça, sociedade, religião
Desvio, psicopatologia e religião - pesquisa em parceria com a SFU - Paris ( Sigmund Freud University Paris)
Os principais diálogos entre a Psicanálise e a Psicologia Analítica
Professor responsável: Rafael Rodrigues
O conceito de inconsciente de Freud, Jung e Lacan
A psicanálise e a psicologia analítica, enquanto ciências
O caráter subversivo na psicanálise e da psicologia analítica
Contribuições da Psicologia Analítica para a Formação e
Educação na Contemporaneidade
Professor responsável: Paulo Ricardo Nunes
Tipos psicológicos e as possibilidades na escola. O complexo:
Indivíduo -mundo- interindividualidade.
Os conceitos da psicologia analítica: Desenvolvimento/Movimento
humano. Que desenvolvimento? A favor de que desenvolvimento?
Contra que desenvolvimento? Ou, que movimento?
O luto
Professora responsável: Paula Germann
- Traumas (de choque e de desenvolvimento) e seus impactos psicossomáticos
- A morte na psicologia analítica
- Psicotraumas e luto na clínica: abordagens e possibilidades de simbolização
Analistas em formação
Os analistas em formação pelo CEJAA são profissionais pós-graduados em Psicologia Analítica ou que detém notorium saber na área e que optaram por dar continuidade aos estudos e pertencerem a uma egrégora de estudiosos que buscam, principalmente, ampliar o conhecimento sobre a Psicologia Analítica e as possibilidades de transformação social, a partir deste conhecimento. Os nossos analistas, além dos projetos de clínica social, atendem também pela Clínica CEJAA. São profissionais em constante aperfeiçoamento, supervisão e análise. No momento, cada um desses profissionais realiza pesquisa na área, buscando ampliar o conhecimento e compartilhar as descobertas com a sociedade. Abaixo, nossos Analistas em formação