+55 (21) 99006-5250
Rua Dois de Dezembro, 38
sala 107 - Flamengo - Rio de Janeiro
Clubes de leitura
Literatura, cinema e terapia.
Por que algumas histórias nos tocam mais que outras? Por que algumas histórias persistem ao longo das eras? Por que nos encantamos ao ouvir histórias? Por que um poema nos emociona? objetivo do trabalho - Apresentar as possibilidades de expansão da Consciência, quando em contato com os trazidos do inconsciente, através da leitura literária e do cinema. "É que as representações míticas, com seu simbolismo característico, atingem as profundezas da alma humana, os subterrâneos da história, aonde a razão, a vontade e a boa intenção nunca chegam. Isso porque elas também provêm daquelas profundezas e falam uma linguagem, que, na verdade, a razão contemporânea nao entende, mas mobilizam e põem a vibrar no íntimo do homem. A regressão que poderia assustar-nos à primeira vista é, portanto, muito mais um "reculer pour mieux sauter", um concentrar e integrar forças, que no decorrer da evolução vão constituir uma nova ordem.“
C.G. Jung
CLUBE DE LEITURA
Curadoras Ms. Andréa Alencar e Drª. Adriana Facina.
É conhecido o dizer da psiquiatra Nise da Silveira sobre a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza humana lendo Machado de Assis do que livros de psicologia. A literatura teve papel fundamental em suas reflexões e em seu trabalho terapêutico, bem como nas obras de Freud e Jung. Literatura e psicologia se encontram nas buscas pelo desvendamento das complexidades da alma, das relações dos seres humanos com a natureza e também das conexões entre psique e contextos histórico-culturais diversos.
Derrida denominava a literatura como uma “estranha instituição”, na qual quase tudo seria possível. Podemos dizer então que, além de forma de conhecimento, a literatura é meio para ampliação de horizontes imaginativos, invenção de mundos, exercício de criatividade, embarque em aventuras, inclusive a aventura do autoconhecimento. Nesta, podemos compreender a literatura como alimento para a expressão simbólica do inconsciente, permitindo aproximações significativas da consciência com sua complexa e tortuosa linguagem.
Com o objetivo de debater a psicologia analítica, suas potencialidades para a compreensão do mundo e dos sujeitos históricos, por meio de um diálogo com a literatura, o CEJAA inaugura o Clube de Leitura PSIQUE. Teremos um encontro mensal que estimulará um debate acerca de uma obra literária, conectando-a com o amplo universo dos conceitos e insights da teoria de Carl Gustav Jung. Encontros mensais sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30 (zoom)
Acontecem na sede do CEJAA Rua Dois de Dezembro, 38 sala 107 - Flamengo - Rio de Janeiro ou on-line pela plataforma ZOOM. Sempre uma terça-feira, por mês. Horário:19h às 20h30.