Sem título-2.png
carl-gustav-jung-removebg-preview.png

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM 

PSICOLOGIA ANALÍTICA E O SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Sem título-2.png
Sem título-3.png
selo-mec-01.png

EAD

PRESENCIAL - RJ

2023

Abstract

APRESENTAÇÃO

 

Este curso se propõe a analisar os conceitos junguianos à luz de um novo sujeito e de um mundo transformado pela revolução tecnológica vivenciada, especialmente, nas últimas duas décadas. A proposta é apresentar as possibilidades da clínica junguiana dentro de uma perspectiva atual que leve em consideração as nuances e problemáticas do século XXI, como o neoliberalismo, o capitalismo, o comunismo, as redes sociais, as questões raciais e de gênero, as exigências da positividade tóxica, a psicopolítica etc. e suas consequências neste sujeito e em seus adoecimentos.

JUSTIFICATIVA

 

A Psicologia Analítica tem despertado muito interesse atualmente, entretanto, na maioria das vezes, o estudioso, cientista e pesquisador, que foi Carl Gustav Jung, tem sua teoria associada, inconsequentemente ao misticismo, em detrimento de sua importância como cofundador de uma ciência, a Psicologia voltada para o revolucionário conceito de inconsciente coletivo, teoria dos complexos, tipos psicológicos, entre outros. Faz-se relevante, portanto, apresentar a Psicologia Analítica a partir de uma ótica que valorize a sua característica científica e reveja seus principais conceitos, a fim de associá-los às demandas do mundo contemporâneo. Desta forma, o conhecimento torna-se mais significativo para o sujeito do século XXI e suas principais questões.

OBJETIVO GERAL

 

Proporcionar ao estudante conhecimento clássico sobre a teoria da Psicologia Analítica e a possibilidade de revisão desses conceitos, diante das nuances e problemáticas do mundo contemporâneo e das possibilidades de futuro da prática analítica, baseada nesse conhecimento.

Anotações

PÚBLICO-ALVO

 

Graduados na área da saúde e humanas ou em qualquer outra área que possuam interesse em ampliar seus conhecimentos sobre a Psicologia Analítica

COORDENADORES DO CURSO

COORD.png

DR. EDIVAL JACINTO DA SILVA
COORDENAÇÃO GERAL

 INSTITUTO SABER

Andréa logo 2 mão_edited.jpg

ME. ANDREA ALENCAR ​ (COORDENAÇÃO DO CURSO)

Psicólogo infantil

PERFIL DO EGRESSO

 

Ao concluir o curso, o profissional deterá os conhecimentos fundamentais da Psicologia Analítica, assim como de alguns autores e estudiosos importantes com os quais Carl Gustav Jung dialogou para a elaboração de sua teoria. Além disso, o egresso estará apto a reconhecer e utilizar as principais ferramentas aplicadas no processo analítico e, caso tenha também optado por realizar a disciplina de supervisão de casos clínicos e esteja em terapia, atenderá aos três pilares fundamentais para o exercício da Psicologia Analítica: terapia, supervisão e estudo contínuo.