

CLUBE DE
LEITURA
Acontecem na sede do CEJAA
Rua Dois de Dezembro, 38 sala 107 - Flamengo - Rio de Janeiro
ou on-line pela plataforma ZOOM
Sempre uma terça-feira, por mês
Horário:19h às 20h30
CLUBE DE LEITURA PSIQUE
Curadoras Ms. Andréa Alencar e Drª. Adriana Facina.

É conhecido o dizer da psiquiatra Nise da Silveira sobre a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza humana lendo Machado de Assis do que livros de psicologia. A literatura teve papel fundamental em suas reflexões e em seu trabalho terapêutico, bem como nas obras de Freud e Jung. Literatura e psicologia se encontram nas buscas pelo desvendamento das complexidades da alma, das relações dos seres humanos com a natureza e também das conexões entre psique e contextos histórico-culturais diversos.
Derrida denominava a literatura como uma “estranha instituição”, na qual quase tudo seria possível. Podemos dizer então que, além de forma de conhecimento, a literatura é meio para ampliação de horizontes imaginativos, invenção de mundos, exercício de criatividade, embarque em aventuras, inclusive a aventura do autoconhecimento. Nesta, podemos compreender a literatura como alimento para a expressão simbólica do inconsciente, permitindo aproximações significativas da consciência com sua complexa e tortuosa linguagem.
Com o objetivo de debater a psicologia analítica, suas potencialidades para a compreensão do mundo e dos sujeitos históricos, por meio de um diálogo com a literatura, o CEJAA inaugura o Clube de Leitura PSIQUE. Teremos um encontro mensal que estimulará um debate acerca de uma obra literária, conectando-a com o amplo universo dos conceitos e insights da teoria de Carl Gustav Jung. Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 19h às 20h30, de acordo com o calendário abaixo:
Leituras do 1º e 2º semestre 2023
28/03: O conto da ilha desconhecida
José Saramago
25/04: A hora da estrela
Clarice Lispector
30/05: O filho de mil homens
Valter Hugo mãe
27/06: Os anos
Ennie Ernaux
29/08: A terceira margem do rio
Guimarães Rosa
26/09: O cavaleiro inexistente
Italo Calvino
17/10: FIM
Fernanda Torres
14/11: A imortalidade
Milan Kundera
12/12: O beijo no asfalto, de
Nelson Rodrigues