top of page
Rua Praia do Flamengo, 66
sala 903 - Flamengo - Rio de Janeiro 


O rapto do espelho de Oxum por Narciso: reflexões sobre narcisismo, capitalismo e gênero
Artigo O rapto do espelho de Oxum por Narciso: reflexões sobre narcisismo, capitalismo e gênero-  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Exu-mulher: olhares de uma psicologia complexa feminista
Artigo Exu-mulher: olhares de uma psicologia complexa feminista -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Individuação a dentadas: pela invenção mitopoética do matriarcado do Pindorama
Artigo Individuação a dentadas: pela invenção mitopoética do matriarcado do Pindorama -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Nise da Silveira e Carlos Pertuis: o papel dos vínculos seguros, do afeto e da arte na reintegração psíquica
Artigo Nise da Silveira e Carlos Pertuis: o papel dos vínculos seguros, do afeto e da arte na reintegração psíquica -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Mediunidade, imaginação ativa e imagens: diálogos possíveis com e na clínica junguiana
Artigo Mediunidade, imaginação ativa e imagens: diálogos possíveis com e na clínica junguiana -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Nise da Silveira e Spinoza um encontro que transcende o tempo
Artigo Nise da Silveira e Spinoza um encontro que transcende o tempo -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Macunaíma, uma viagem pelo imaginário brasileiro: dos europeus, dos povos indígenas, da diáspora de povos africanos
Artigo Macunaíma, uma viagem pelo imaginário brasileiro: dos europeus, dos povos indígenas, da diáspora de povos africanos -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


“E no centro do coração um livro aberto”: Nise da Silveira e os caminhos formadores de uma intelectualidade afetiva
Artigo “E no centro do coração um livro aberto”: Nise da Silveira e os caminhos formadores de uma intelectualidade afetiva -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Reflorestar mentes: nova política, símbolos ancestrais
Artigo Reflorestar mentes: nova política, símbolos ancestrais  -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Quando a mulher-búfalo irrompe da escuridão: o arquétipo do feminino na mitologia afro-brasileira sobre Iansã
Artigo Quando a mulher-búfalo irrompe da escuridão: o arquétipo do feminino na mitologia afro-brasileira sobre Iansã -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


A morte e o continuum espiritual: a umbanda como uma epistemologia antropofágica de Jung
Artigo A morte e o continuum espiritual: a umbanda como uma epistemologia antropofágica de Jung -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


Devorar e transmutar - alquimia antropofágica na clínica da imaginação com sujeitos subalternizados
Artigo Devorar e transmutar - alquimia antropofágica na clínica da imaginação com sujeitos subalternizados -  Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
8 de set.1 min de leitura


NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
A revista Encruzilhada é uma publicação científica semestral, vinculada ao CEJAA – Centro de Estudos Junguianos e Analistas Associados.

Cejaa
23 de jul.6 min de leitura


Revista Encruzilhada - Vol.1, No.1 2025
Com este primeiro volume, nasce a Revista Encruzilhada, iniciativa que emerge do esforço coletivo de ampliar e aprofundar os horizontes da Psicologia Analítica no contexto contemporâneo. Vinculada ao Centro de Estudos Junguianos e Analistas Associados (CEJAA), a publicação pretende afirmar-se como um espaço significativo no território da pesquisa e da criação intelectual, propondo-se como um lugar de encontro e travessia entre saberes...Leia Mais!

Cejaa
23 de jul.1 min de leitura


Expediente
Expediente da Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
22 de jul.1 min de leitura


Editorial
Editorial da Revista Encruzilhada, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul. 2025.

Cejaa
21 de jul.1 min de leitura


Política e religião se misturam: religião como função psíquica e a desigualdade do Estado Laico
O presente artigo amplia o debate acerca da influência religiosa na construção do Estado brasileiro e da participação indígena nos espaços políticos como possibilidade de expansão da diversidade na construção do Estado Laico.

Cejaa
2 de jun.27 min de leitura


A indissociabilidade: corpo, psique e sociedade na psicossomática
Uma compreensão psicossomática alinhada às construções teóricas mais contemporâneas exige uma perspectiva que vá além das explicações exclusivamente biológicas ou psicológicas, incorporando a influência dos fatores sociais e coletivos no adoecimento. Este artigo examina a psicossomática a partir de diferentes abordagens, destacando as contribuições da psicologia analítica e discutindo a psicossomática como um campo que transcende reducionismos.

Cejaa
9 de mai.17 min de leitura


As redes sociais e o labirinto
O presente artigo tem por objetivo traçar um paralelo entre o labirinto mítico do Minotauro e as redes sociais modernas, que aprisionam as pessoas e, de alguma forma, ceifam seu tempo de vida e sua capacidade de interação, deixando-as em um estado de inconsciência. 

Cejaa
2 de mai.10 min de leitura


Entre o indivíduo, o espírito de época e o analista: há um trickster entre nós
Este artigo pretende realizar uma reflexão sobre o papel do analista no processo terapêutico, tendo como pano de fundo o espírito de época na qual tanto o analista quanto o analisando se inserem. Nesse ínterim, será discutido o conceito de espírito de época, assim como o arquétipo do Trickster, segundo a perspectiva da psicologia analítica de Carl Gustav Jung.

Cejaa
24 de abr.1 min de leitura
bottom of page
